quinta-feira, 18 de março de 2010

Possibilidades de contribuições das Tecnologias


Registro de características das tecnologias de informação e comunicação que trazem contribuições ao integra-las à prática pedagógica.

19 comentários:

Neide Palmeira disse...

Como toda ferramenta de trabalho, as tics também devem ser primeiramente conhecidas pelo professor, há que se ter disponibilidade para aprender e poder orientar o aluno sobre o uso das tecnologias , como tirar delas o máximo de proveito e conhecimento.

Rosana disse...

Estratégias para potencializar a aprendizagem dos alunos



Uma das coisas que mais atraem o jovem é o novo, o que tem a ver com sua vida,o que está na moda.
Sendo assim , o professor que acompanha a atualidade não terá muita dificuldade de utilizar as novas tecnologias, pois tudo que é apresentado na Internet e que é de interesse do jovem pode se tornar material didático.
Um exemplo prático de utilização de estratégias inovadoras é a existência de sites como Youtube onde através de músicas, clipes,filmes , mensagens ,muitos conhecimentos são trabalhados.
Por outro lado,vale ressaltar que uma escola montada com vários meios nada avança se o professor não mudar a sua mentalidade. Há casos conhecidos, inclusive no próprio site do Youtube apresentando uma sala multimídia super equipada e o professor utilizando um método de ensino tradicional.

Claudilane lobo,Rosana Quintanilha,Silvana Barreto

Aparecida Amaral disse...

Foi maravilhoso o nosso encontro hoje. Foi uma troca significativa de conhecimentos em Mídias na educação. Cada colega deu um depoimento que me acrescentou muito mais coisas. A Tecnologia me acrescenta muito, porém a experiência das colegas, mais ainda. Beijos a todas.
Aparecida (Newton Alves)ma110667

Rita Netto disse...

Com certeza muito vem contribuindo os recursos tecnológicos no desenvolvimento do aluno, como também do professor. Ambos estão descobrindo novos caminhos de aprendizagem. Está sendo indispensável, podemos assim dizer na educação, esses novos recursos.

Edivana Gomes - Orientadora Tecnológica disse...

O processo ensino aprendizagem está passando por muitas transformações, em que o uso das TICs estão ampliando os recursos pedagógicos e possibilitando tanto para os discentes quantos para os docentes dinamizarem as aulas, gerando uma educação efetiva e de qualidade.

Neide Palmeira disse...

Como toda ferramenta de trabalho, as tics também devem ser primeiramente conhecidas pelo professor, há que se ter disponibilidade para aprender e poder orientar o aluno sobre o uso das tecnologias , como tirar delas o máximo de proveito e conhecimento.

18 de março de 2010 06:50

ferramentas tecnológicas disse...

As possibilidades são muitas,vão desde a inclusão digital até a formação pessoal de cada um de nós, tanto educador quanto educando. Vai levar aluno e professor a u7m universo muito mais amplo em relação ao que eles tinham antes.Mas é preciso fazer mudanças,principalmente ,mudança de pensamentos,pois só assim as contribuições vão ocorrer de maneira satisfatória.

Neide Palmeira disse...

Como toda ferramenta de trabalho, as tics também devem ser primeiramente conhecidas pelo professor, há que se ter disponibilidade para aprender e poder orientar o aluno sobre o uso das tecnologias , como tirar delas o máximo de proveito e conhecimento.
Bjs, Neide Palmeira

18 de março de 2010 06:50

LuaNova disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LuaNova disse...

O processo ensino aprendizagem ao longo do tempo vem passando mudanças ,haja vista o mundo moderno,concomitante a essa inovação vem a Tecnologia que contribui para que a aprendizagem torne-se mais prazerosa.
A postura do educador diante disso muda quando sente que precisa adaptar-se; e essa transformação resulta na aprendizagem do educando.
Quando se aliam as ferramentas da tecnologia com a pedagogia tradicional obtém-se um interesse maior no educando,com isso o resultado da absorção do conhecimento é bem mais efetivo.
Eliana Paes.elianapaes70_94@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Busca incentivar o uso pedagógico na internet nos processos de aprendizagem, no sentido de promover a igualdade de oportunidades entre as pessoas e amenizar a exclusão digital no Brasil.
Marizete

Anônimo disse...

As tecnologias da informação e comunicação (TIC), junto a formação dos professores, nos remete as reflexões sobre ao trabalho pedagógico e as possíveis mediações técnicas e sobre o desenvolvimento do processo educativo nesse contexto. A utilização de recursos tecnológicos objetiva a transformações das práticas pedagógicas nas escolas, considerando que é necessário desenvolver um trabalho em rede, contribuindo com a produção cultural em variadas dimensões.

Anônimo disse...

As inovações no campo da tecnologia da comunicação e informação nos impulsiona para uma nova realidade educacional, e requer motivação e empenho num trabalho contínuo com a comunidade escolar, onde aluno e principalmente o professor devem estar aptos para os recursos que a modernidade nos oferece como ferramenta de apoio no trabalho educacional.
Este trabalho deve ser em conjunto, pois a troca de experiências nos auxilia no andamento e acompanhamento de atividades educacionais. O aprender-fazer deve ser constante...
Tânia

Cida Viana disse...

As tecnologias da informação e comunicação (TIC), junto a formação dos professores, nos remete as reflexões sobre ao trabalho pedagógico e as possíveis mediações técnicas e sobre o desenvolvimento do processo educativo nesse contexto. A utilização de recursos tecnológicos objetiva a transformações nas práticas pedagógicas nas escolas, sendo considerado que é necessário desenvolver um trabalho em rede contribuindo com a produção cultural em variadas dimensões.

MCunha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MCunha disse...

É impossível imaginar a educação desvinculada das novas TICs, tanto quanto há pouco tempo atrás era impossível desvinculá-la do livro (que também é uma tecnologia desenvolvida para o registrar e a divulgar a informação).
As novas TICs fazem parte do dia a dia das pessoas. Mesmo aquelas , as quais não têm acesso ,recebem sua influência em suas vidas, assim também o processo ensino- aprendizagem. Nós professores devemos estar preparados para tornar nossas aulas cada vez mais atrativas afim de que o aluno se apaixone em aprender.

Anônimo disse...

E de extrema importância essas inovações da tecnologia dentro da educação, pois na atual conjuntura ela atinge várias classes sociais, ficando
fora da realidade quem não a pratica e sem chances para participar de vários campos do trabalho.
Nós, educadores, teríamos que ser capacitados antes dos demais profissionais já que preparamos os nossos educandos para dá seguimento as diversas profissões. Penso que todos os profissionais da área devem vê-la como prioridade , assim sendo alcançaremos grandes descobertas ,nesse mundo ilimitado de informações. Salvadora

Anônimo disse...

É de extrema importância essas inovações da tecnologia dentro da educação, pois na atual conjuntura ela atinge várias classes sociais, ficando
fora da realidade quem não a pratica e sem chances para participar de vários campos de trabalho.
Nós os educadores teríamos que ser capacitados antes dos demais profissionais já que preparamos os nossos educandos para dá seguimento as diversas profissões. Penso que todos os profissionais da área devem vê-la como prioridade, assim sendo alcançaremos grandes descobertas, nesse mundo ilimitado de informações. Salvadora

Bia Alves disse...

Sabemos que a tecnologia está presente em todos os segmentos da sociedade atual.
Não é possível imaginar a educação desvinculada das novas tecnologias.
É necessário que nós, educadores, tomemos posse desse conhecimento, para que possamos realizar o verdadeiro papel da educação, que é o de inclusão.
Através da posse do conhecimento das novas tecnologias e utilizando os recursos tecnológicos em nossa prática educativa, estaremos incluindo nossos alunos, fazendo com que esses, sejam agentes das transformações ocorridas na sociedade.

Maria Beatriz - C.E.Dr. Sylvio Bastos Tavares